sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tudo bem eu não estar bem?

É temos dias e dias. Há dias bons em que tudo parece conspirar em torno da sua felicidade, enquanto há dias "ruins" em que sua vontade é sumir do mundo. Claro que o que estou falando não é uma regra para todos, mas se você for humano com certeza entenderá que há um pouco de verdade no que eu acabo de falar acima.

Ontem para mim foi um dia ruim, não porque algo terrível aconteceu com um ente querido ou na faculdade, mas porque fiquei com saudade. E essa saudade me gerou tristeza, que me gerou desânimo e que me fez pensar e pensar sobre a vida.

Foi como um ciclo vicioso, no qual eu me afogava em mim mesma.

E assim percebi que o "Oii, tudo bem?" nas conversas por whatsapp não precisam necessariamente serem respondidas com "Tudo e com você?". Podem ser respondidas com "Na verdade não". Mas o que me intrigou foi: Se todos nós sabemos que não somos felizes 24h por dia, sete dias por semana durante 365 dias, porque a sociedade nos impõe essa felicidade utópica?



O que há de errado em ficar triste? Porque essa tristeza nos apavora tanto?
A minha resposta para essas perguntas é essa: a tristeza nos lembra que a vida real não é tão espetacular ou colorida quanto gostaríamos que fosse. Não entendeu? Vou explicar melhor. Suponhamos que seu/sua melhor amigo(a)chega na sua casa aos prantos porque brigou com os pais, o que você faz? O(A) consola, correto? E depois quando ele vai embora?

Fica extremamente feliz com a ida dele? Acredito que não... Eu pelo menos fico pensativa; do tipo que repensa em todas as situações tristes da minha vida ao ponto de ficar muito balançada com a tristeza desse(a) meu(minha) amigo(a).

Ver o outro triste, me faz perceber que eu também posso ficar triste e tenho todo o direito!! Não é porque todos ao meu redor aparentam felicidade que eu sou obrigada a ficar feliz! 
Somos todos humanos e como humanos temos sentimentos, mas ao negar esse sentimentos estamos negando a nós mesmos e ao nosso direito de expressar nossas emoções.

Eu lamento se você esteja triste no momento, mas eu quero que você fique triste! Quero que você sinta e permita viver essa tristeza ao ponto de chorar rios de lágrimas. Mas quero ainda mais que quando essa acabar, você perceba que também pode ficar feliz e que você não saberia o que é felicidade sem nunca ter vivenciado a tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário