quarta-feira, 8 de julho de 2015

(DES)ROTULANDO as pessoas

"Não deixe a sociedade rotular você!"


Desculpe a sinceridade querido(a) leitor(a), mas se tem um tipo de pessoa que eu não consigo suportar é aquela que além de fazer críticas sobre as outras pessoas, ainda as rotula.
Quando criança, sofri bullying de alguns meninos e até de meninas na escola porque meu cabelo tinha muito frizz e era enrolado, me lembro que constantemente os via debochando disso e exclamando "Nossa, você conhece chapinha? Podia fazer né? Tá na hora". Por eu ser muito tímida, nunca rebati as críticas ou contei para alguém. Me sentia um lixo, sabe? Por vezes me recusei a ir em festas de amigas porque sabia que eles estariam lá para zombar de mim. Me rotularam de burra, feia, mal vestida, chata, nerd e diversos outros nomes só porque "não me encaixava em um padrão por eles estabelecido".
E é exatamente por causa disso que aprendi comigo mesma a permanecer mais observadora e com o tempo não levar desaforo para a casa entende? Não estou falando em revidar, não é isso. Estou falando de ter paciência e "tentar" não demonstrar que a atitude deles me afetam.
Não quero que você siga esse meu exemplo porque é o certo, pelo amor de Deus!! Comigo isso funcionou por dois motivos: 1)na minha época, ninguém falava sobre bullying (eu mesma nem sabia que sofria bullying quando passava por essas situações) e 2)comigo deu certo, porque achei nesse método uma boa saída para enfrentar o bullying.
Sendo assim, caso você aí esteja passando por uma situação parecida, sugiro que procure conversar com seus pais, amigos, professores e ,principalmente, um psicólogo! Bullying é crime! Por favor, converse com alguém que possa te ajudar a desabafar e enfrentar essa situação de maneira menos dolorosa possível, pois uma vez que você toma essa atitude sua vida muda completamente.
Ok! Terminado a parte dos aconselhamentos kkkk, voltarei para o fim da história (acredito que você esteja curioso(a), não é?) Pois bem, o fim da história é que praticamente todos os meninos que zombaram de mim, vieram falar comigo amigavelmente, depois de tipo uns 4/5 anos, e muitos até quiseram que eu ficasse com eles usando frases do tipo "Nossa como você mudou! Não sei como nunca notei o quanto você é legal, bonita e inteligente." Minha resposta: "Não sou nada disso, mas sei o que não quero ser e está falando comigo agora!" (E claro que não fiquei com nenhum deles ou continuei o assunto)..... Já as meninas, essas daí também tentaram iniciar amizade comigo depois, mas minha decisão foi de não iniciar nenhuma amizade mesmo.

Concluindo, o que quero te transmitir nesse post é que rotular pessoas nunca é bom, as pessoas mudam e julgar elas colocando adjetivos que as deprimem não vai tornar ninguém melhor que ninguém! Um dia, como foi no meu caso, essa pessoa que sofreu bullying irá te mostrar o quanto quem a rotulou era ignorante, no sentido de achar-se superior o bastante para estabelecer rótulos para outras pessoas
. E o quanto ela mesma é muito mais do que um simples rótulo.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário