sábado, 25 de abril de 2015

A sabedoria do mundo

Quem não ampara um idoso, não ampara seu próprio futuro.
Eis ai uma reflexão importante, leitor(a)! 
Estava andando pela rua hoje e me deparei com um casal de idosos, já debilitados, sendo ajudados por uma moça à atravessar a rua. Logo pensei "Nossa mais que bonito isso, essa moça deve ser muito bondosa" e fiquei com isso na cabeça até agora acredita? Nunca pensei que algo tão banal fosse mexer tanto com a minha mente, acho que foi porque lembrei das minhas avós e dos meus avôs.
Mas ao chegar em casa, relembrando essa cena, por uma associação livre me veio a mente a palavra EMPATIA. Se você desconhece o significado dessa palavra, vou lhe explicar, empatia basicamente significa se colocar no lugar dos outros.
Assim comecei a pensar "Nossa todo mundo um dia envelhecerá, porque então que as pessoas não tratam melhor os idosos, como forma de reconhecimento por tudo o que fizeram na vida e por saber que um dia eles também irão envelhecer?"
Pois é, nunca parei para refletir que um dia eu poderei ser uma idosa que necessite da ajuda dos outros, que um dia minha memória irá falhar, não conseguirei ter a mesma disposição que tenho agora com 19 anos, que ficarei cansada com o mínimo de esforço e que meus conhecidos também estarão velhos e muitos já mortos. E você já pensou nisso?
Então o qual é o custo de ajudar pessoas idosas quando as vê-las com dificuldades? Porque será que é tão difícil para nós jovens fazer isso ? Porque preferir passar reto, menosprezar, rir, fingir que não está vendo o idoso ali com dificuldade?
Confesso que não tenho resposta para todas essas perguntas, mas sei bem o quanto um idoso possui de sabedoria a mais do que nós, jovens que acreditam saber de tudo, de todos e sermos os imortais no mundo cheio de mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário