segunda-feira, 20 de abril de 2015

Uma vida chamada passado

Você pode ser jovem ou nem tanto, o importante é que você é feito do seu passado. Foi a partir deste que você tornou-se quem é agora, e será a partir deste que você seguirá sua vida rumo ao futuro.
Conheço pessoas que vivem remoendo o passado, lembrando de ex-amores, ex-amigos, objetos antigos e fotos amareladas; tenho a nítida impressão de que para elas o passado se tornou o presente. 
Não estou criticando ou menosprezando esse tipo de pessoa, só estou comentando com leve pesar o quanto essa impressão me entristece. Acredito que transformar o passado em presente nos aprisiona, e impede que sigamos rumo ao futuro.
Quantas vezes já ouvi murmurações e arrependimentos disfarçados com um lindo sorriso e frases de efeito como "Ainda bem que me livrei de fulano, ele me fazia mal", "Graças a Deus essa fase passou", "Ainda bem que não sou mais assim"  vindo da boca dessas pessoas? Muitas, com certeza! 
Me entristece saber que na verdade essas pessoas não consideram o passado, passado e o presente, presente. Se pudesse dar um conselho a elas, ou até a você leitor(a) que se identifica com essa situação, ele seria : Não busque reviver e reescrever o passado, se ele já passou é porque não tinha sentido mais na sua vida! Não lamente o que você viveu, pense o que você irá viver! Não busque justificar os acontecimentos, e sim sua existência! Cometeu algum erro do qual não quer mais repetir? Não repita! Reveja seu passado, como ele realmente é, sem pesares, remorsos e sentimentos que o prendem. 
Dizem que o que já passou, passou, então considere seu passado uma vida distante que não lhe cabe mais e bola para frente, porque o futuro está distante, mas o presente está diante de seus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário