terça-feira, 5 de maio de 2015

O poder libertador do NÃO

Você sabe dizer não as pessoas? NÃOOOOO???
Sim, sei bem que você na maioria das vezes não saber dizer não aos seus amigos, familiares e qualquer pessoa que lhe peça algo.
Esse sim é um problema grave, mas calma que têm solução! Primeiro, quero explicar que esse post não é um incentivo para você falar "não" a todo mundo e a qualquer hora, mas sim um empurrão para você exercitar mais sua assertividade. Mas caramba o que é isso que você está falando?!
Assertividade, é quando você expressa seus sentimentos e pensamentos de maneira verdadeira e que não ofenda os outros, basicamente. Ou seja, o que estou tentando dizer é que devemos falar "não" da forma mais assertiva possível. 
Vamos ao exemplo: quantas vezes você disse que colocaria o nome de seus amigos nos trabalhos, quando eles pediram e eles mesmo não fizeram nada?? Muitas né? E quando aquela sua amiga pediu aquele seu livro emprestado, e mesmo ele sendo o seu xodó você emprestou?
Esses são exemplos básicos de situações nas quais você se encontra sem saída e opta por diser "sim" a tudo, porque têm medo de falar a verdade e a pessoa te virar a cara, não acha?
Nãooo! Nas minhas aulas da faculdade estou aprendendo a falar as minhas verdades doam a quem doer, sem que elas soem grosseiramente. Sabe por que? Porquê é melhor isso, do que eu continuar me auto-destruindo e me sufocando com a pressão social, porquê quando eu exercito minha assertividade me sinto muito mais leve, mostro quem eu sou realmente, descubro quem é realmente o meu outro a partir do comportamento dele frente a minha resposta e por fim, consigo ensiná-lo a fazer o mesmo em diversas situações nas quais ele se sente preso também.
Por fim, gostaria de pedir a você somente uma coisa essa semana, treine dizer "não" aos outros! No início será difícil, mas com o tempo você perceberá que é o melhor a ser feito, porque o "não" te aprisiona e te destrói....

"As pessoas não querem ouvir a verdade, porquê elas não querem que suas ilusões sejam destruídas"- Friedrich Nietzsche.



Nenhum comentário:

Postar um comentário